fbpx
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Início Benchmarks Benchmarks: IPO fictício da ONU promove campanha pela sustentabilidade

Benchmarks: IPO fictício da ONU promove campanha pela sustentabilidade

por Julie Soares
1,4K visualizações

A B3, bolsa de valores do Brasil, em colaboração com o Pacto Global da ONU no país, promoverá o lançamento do IPO TERR4, concebido para transmitir um senso de urgência nas empresas em relação a necessidade da preservação ambiental

Conforme apontado pelos índices das ONGs Global Footprint Network e WWF, seriam necessários 1,7 planetas para sustentar o consumo global em 2022. O último Dia da Sobrecarga da Terra, momento em que a demanda por recursos naturais superou a capacidade de regeneração do planeta, ocorreu em 28 de julho de 2022, pouco além da metade do ano. Seguindo essa tendência, é esperado que o esgotamento ocorra ainda mais cedo em 2023. Com isso em mente, a iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil transforma a Terra na “companhia de capital aberto” TERR4, buscando encorajar outras empresas a aderir aos compromissos estabelecidos pelas Nações Unidas no ano 2000.

Empregando uma linguagem corporativa, a TERR4 é descrita como uma empresa bilionária em anos, singular em seu ramo, com 8 bilhões de clientes e apresentando os piores resultados de sua trajetória. A desigualdade social é representada pela distribuição inadequada dos dividendos, enquanto o desmatamento, a contaminação dos rios e a perda de biodiversidade são interpretados como má administração de ativos e patrimônio.

“Precisamos investir na Terra e precisamos investir agora. É o investimento mais importante que temos a fazer, já que ela é a nossa maior empresa. O setor privado tem entendido que estar dentro dessa agenda é fundamental, mas 2030 está cada vez mais perto e chegar aos ODS é uma prioridade para todas e todos nós nesse momento. Ou deveria ser uma prioridade. Somente com a união de todos esses stakeholders faremos a diferença de fato. Por isso, esse lançamento do IPO da Terra tem um simbolismo muito importante para o Pacto Global da ONU e seus parceiros nessa jornada. Sem deixar ninguém para trás”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil

Dessa forma, utilizando o conceito de um IPO (Oferta Pública Inicial), a “empresa” será apresentada na B3, a bolsa de valores brasileira, em ação criada pela AlmapBBDO – em 26/03/23 – como parte de uma campanha para promover novas adesões ao Pacto Global. A abertura simbólica ao mercado ocorrerá na manhã de 26 de abril, às 8h30, na sede da B3, em uma cerimônia de ring the bell, transmitida ao vivo. O soar da campainha na B3 simbolizará o “senso de urgência” na adesão ao Pacto Global. Para esse momento especial, estão confirmados Andrea Schwarz, Edson Leite, Eric Terena, Luca Scarpelli, Luciana Viegas, Mateus Baptistella, Raquel Virginia, Veronica Oliveira e Priscila Jung.

A contagem regressiva para a inauguração simbólica da TERR4 no mercado teve início neste sábado (22/03/23), em celebração ao Dia Mundial da Terra.

“A B3 foi pioneira ao se tornar a primeira bolsa de valores a aderir ao Pacto Global em 2005, e um dos alicerces da nossa estratégia de sustentabilidade é fomentar boas práticas ESG no mercado. Dentro do nosso papel de incentivo, procuramos conscientizar e engajar as empresas sobre a relevância de incorporar essa agenda em seus negócios, pois somente com a contribuição de todos os setores da sociedade poderemos construir um mundo mais sustentável. Ao acolher a ‘estreia no mercado’ da TERR4, a bolsa brasileira reafirma seu compromisso com os princípios do Pacto Global e intensifica o convite para que cada vez mais empresas se unam a essa iniciativa e invistam no futuro do nosso planeta”, afirma Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.

Os informes da TERR4

A TERR4 atua como uma empresa, possuindo desde site institucional até um relatório de resultados anuais. No site (https://terr4.com/), é possível acompanhar o valor simbólico das ações da companhia em tempo real. O mecanismo de flutuação opera monitorando diversos portais de notícias do Brasil e do mundo. A cada notícia relacionada a mudanças climáticas, desigualdade e outras questões socioambientais, o valor da ação varia. Se negativa, o valor diminui. No caso contrário, o valor aumenta. Esse é um instrumento educativo para demonstrar como nossas ações afetam o planeta.

O relatório, intitulado “Relatório Urgente”, converte todos os mais recentes achados científicos e estatísticos do planeta em linguagem empresarial. Dessa forma, qualquer CEO, ao ler o material disponível tanto em versão física quanto digital, compreenderá a urgência em agir. Tanto o site quanto o relatório foram desenvolvidos com a colaboração de um grupo multidisciplinar de especialistas socioambientais, envolvendo pesquisadores, jornalistas e desenvolvedores.

Envolvimento de investidores

Assim como qualquer organização de capital aberto, a TERR4 também busca atrair acionistas e investidores. Neste contexto, investir na TERR4 significa engajar-se no Pacto Global, que já possui 1.900 empresas participantes no Brasil e 18 mil ao redor do mundo. O registro de interesse pode ser realizado através do site da TERR4 ou do próprio Pacto Global (www.pactoglobal.org.br).

Com esse convite, o principal propósito é encorajar um maior número de empresas a integrar o Pacto Global, uma iniciativa da ONU voltada para promover a adoção de políticas de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade, através de Dez Princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Essa motivação é resultado da deterioração global, especialmente no aspecto ambiental, que aumentou 6,6% durante a pandemia, ameaçando diversas metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com a última edição do Relatório Luz, documento produzido pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, cinco das 13 metas do ODS 15, relacionadas à promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres e à prevenção da perda de biodiversidade, apresentaram retrocesso. Já no ODS 13, que aborda medidas de enfrentamento à mudança climática e seus impactos, todas as metas estão em declínio.

O conceito criativo da campanha

Desenvolvida pela AlmapBBDO, a estratégia da campanha de lançamento da TERR4 inclui, além da apresentação da empresa, um filme, anúncios, mídia externa e ativações com influenciadores digitais, reinterpretando uma empresa à beira da falência, mas com potencial para reverter a situação, gerando impactos positivos a médio e longo prazo.

Segundo Marco Giannelli (Pernil), Diretor de Criação da AlmapBBDO, é fundamental destacar que, diferentemente de uma empresa fechando suas portas, a TERR4 representa o lar e todos os recursos naturais necessários para a sobrevivência desta e das futuras gerações. “A ideia de realizar um IPO da Terra evidencia a urgência de agir pelo planeta. Queremos lembrar aos ‘investidores’ que, se esse fluxo financeiro não melhorar, perderemos a fonte da humanidade. E apenas com o comprometimento de outras empresas com o Pacto Global é que conseguiremos melhorar, dia após dia, os índices do lugar onde todos nós vivemos”, conclui.

Conclusão

Em suma, a iniciativa TERR4 é uma maneira inovadora de conscientizar e engajar empresas em questões socioambientais, utilizando uma linguagem empresarial familiar. Ao evidenciar a urgência das ações necessárias para proteger nosso planeta e garantir a sustentabilidade, a campanha busca mobilizar mais empresas a aderirem ao Pacto Global da ONU e assumirem o compromisso de promover práticas responsáveis e sustentáveis em suas operações. Dessa forma, somente com a colaboração conjunta e o esforço de todos os setores da sociedade será possível reverter a atual situação e construir um futuro mais próspero e sustentável para as próximas gerações.

Você pode gostar

Descubra um mundo de conteúdos peculiares sobre Branding, Sustentabilidade, Viagens, Cultura e Mercado de Trabalho na Bala Elástica – seu drops de inspiração digital!

© 2023 – Bala Elástica. Todos os direitos reservados. Projetado e Desenvolvido por Bala Elástica